A Chilli Beans iniciou suas atividades em 1997, sob o comando do empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande no Mercado Mundo Mix – feira de moda voltada para o público jovem –, em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas tendências fashion.
A oferta de produtos modernos e de qualidade chamou a atenção do público , além dos preços acessíveis. No mesmo ano, inaugurou sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, transformando o lugar em uma das principais referências de consumo e comportamento jovem do país. Em outubro de 2000, inaugurou seu primeiro quiosque no shopping Villa - Lobos (SP) dando início a um vertiginoso processo de expansão por meio do sistema de franquia.
No cenário internacional, a Chilli Beans está presente desde 2005, com pontos em Lisboa (Portugal) e, em junho de 2006, entrou em território americano, inaugurando sua primeira loja em Los Angeles e na Melrose Avenue, um dos pontos mais descolados da Califórnia. Atualmente, a marca soma mais de 330 pontos de venda exclusivos no Brasil, distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais. Em número de peças, a marca comercializa cerca de 1,3 milhões por ano entre óculos e relógios.